Claudemir Pereira: confira a lista atualizada de candidatos a deputado por Santa Maria

Claudemir Pereira

Claudemir Pereira: confira a lista atualizada de candidatos a deputado por Santa Maria
Em 21 de maio, a coluna mostrava o cenário da época. Que mostrava 29 pré-candidatos a deputado por Santa Maria. A 2 deste mês, julho, a lista era atualizada. E crescia. Já eram 32 nomes e uma que outra desistência, em relação ao rol anterior.

Pois é momento de nova relação, agora em meio às convenções – parte acontecendo de quarta-feira até este domingo. No encontro oficial do PSC, dia 20, foi confirmada a pretensão de Jader Maretoli, não mais a deputado estadual, mas a federal (o pai dele, Jorge, concorre a estadual).Outra mudança? O PSD, que só faz convenção em 1º de agosto, tudo indica terá apenas um nome santa-mariense ao Parlamento. E não serão os dois listados antes, informou ao colunista o presidente da sigla, Hilton Júnior. Quem surge é Arthur Heinze, ex-Cidadania, e que se dispõe a concorrer à Assembleia.

Mais uma? Da última lista até aqui, desistência “vip” também aconteceu. O PDT está desfalcado de concorrente local à Assembleia, por conta da saída de cena de Marcelo Bisogno, o presidente municipal. Substituto? Nenhum. Ainda.

É evidente que há espaço para dúvidas, e elas serão dirimidas até que se esgote o prazo para inscrever candidatos, em 15 de agosto. Mas uma deve acabar, quem sabe, neste sábado. A convenção do PSB, afora oficializar Beto Albuquerque ao Piratini, deve confirmar Fabiano Pereira na lista para deputado federal. Ou não, pois ele também pode ser integrado à coordenação da campanha majoritária. Até o fechamento da coluna, o martelo não havia sido batido.

Enfim, depois de tudo, feitas as contas e noves fora novidades ainda possíveis, o colunista repõe a lista, já com as modificações definidas e, mesmo oficiosamente, incluindo Fabiano.

Confira, por ordem alfabética de partido/federação:

Avante – Romário Krug (Estadual) e Gerri Machado (Federal)Cidadania/PSDB – Admar Pozzobom, João Vitor Machado e Daniel de Avila da Silva (Estadual)FE Brasil (PT/PC do B) – Valdeci Oliveira e Werner Rempel (Estadual), Paulo Pimenta e Maria Rita Py (Federal)MDB – Roberto Fantinel (Estadual)Novo – Giuseppe Riesgo (Estadual)PDT – Paulo Burmann (Federal)PL – Patric Luderitz (Estadual), Ewerton Falk (Federal)Podemos – Tony Oliveira (Estadual), Ana Neri Knupp (Federal)PP – Evandro de Barros Behr e Milton Caetano (Estadual), Zaloar Soares (Federal)PSB – Paulo Ricardo Pedroso e Rogério Ferraz (Estadual), Fabiano Pereira (Federal)PSC – Jorge Maretoli (Estadual), Jader Maretoli (Federal)PSD – Arthur Nagel Heinz (Estadual)PSOL/Rede – Alice Carvalho (Estadual), Vinicius Brasil (Federal)PTB – Moacir Alves (Estadual)Republicanos – Luciano Sampaio e Maria Helena Rodrigues (Estadual)União Brasil – Cida Brizola (Estadual)

Resumindo: são três pretendentes a mais ao Parlamento em relação ao último pleito. Eram 28, no total, são 31 agora, dos quais 10 a federal (número igual ao de quatro anos atrás) e 21 a estadual (três a mais que em 2018).

Esquerda gaúcha vai mesmo dividida às urnas de outubro

Antes do meio-dia deste sábado, se o script for cumprido normalmente, o PSB gaúcho confirmará a candidatura do seu militante mais conhecido, ex-deputado e ex-secretário de Estado, Beto Albuquerque, como candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Muito provavelmente, era a tendência até o fechamento da coluna, será delegado à executiva e ao próprio candidato, poder para negociar ainda possíveis alianças, o que incluirá a cessão dos postos de candidatos a vice e a senador.

Seria neste domingo, ficou para o próximo, idêntica solenidade no PT do Rio Grande. Imagina-se que, ao longo da semana, evolua-se para a definição de nomes de candidatos a vice e ao Senado, de vez que também os petistas não abrirão mão do seu nome para disputar o Palácio Piratini. No caso, o deputado estadual Edegar Pretto.Antes, e com candidato previamente definido a vice, Neiva Lazzarotto, e com Roberto Robaina ao Senado, neste domingo 24, o PSol oficializará a postulação ao governo do Estado, através do vereador da Capital, Pedro Ruas.

Sempre pode haver quem diga que as atitudes são “burras”. Ou que a intransigência e até as picuinhas, ou mesmo razões importantes, do ponto de vista histórico, tudo isso junto seja mera explicação sem fundamento. Cada qual com sua opinião, correta ou não. Mas é óbvio que isso não implica deslegitimar as decisões das três mais significativas opções canhotas no Estado. De todo modo, contra o fato não há dúvida alguma. Sim, a esquerda gaúcha parte completamente fracionada para o pleito de 2022. E com escassas chances de evitar mais um governo de centro e/ou direita. Sem choro. Nem vela.

A irremediável divisão do MDB

Se há certeza, entre os partidos grandões do Rio Grande, é a que aponta para a divisão irremediável no MDB. O que menos importa, embora o nome dela receba menções respeitosas, é a candidatura presidencial de Simone Tebet. O bafafá está formado e, qualquer que seja o resultado do episódio atual, haverá arrombamento inevitável nas relações internas.

Há desde históricos com e sem voto, passando por jovens destemidos a quem o risco de derrota é parte do jogo, bolsonaristas que cada vez se mostram pouco se importando com o que se decidir (são Jair e ponto), sinceros interessados na candidatura própria e pragmáticos (incluídos prefeitos, deputados e vereadores) que veem na aliança com o tucano Eduardo Leite, e Gabriel Souza de vice, a única saída para o momento. Qual a corrente vitoriosa na convenção? O pragmatismo é boa aposta. Mas…

Luneta

EMEDEBISMO

Embora houvesse tentativas de adiamento, está (mesmo?) confirmada a convenção nacional do MDB, que homologará a candidatura presidencial de Simone Tebet. É na quarta, 27, a partir das 10 da manhã. A seção santa-mariense será representada pelos delegados Roberto Fantinel e Michael Almeida Di Giacomo. Outro boca-do-montense que vota é Cezar Schirmer, mas ele representa Porto Alegre, onde é vereador.

ATÉ POR ALI…

Que se diga: não falta esforço público em favor da unidade no PDT local – que por enquanto sequer apresenta candidatura à Assembleia. No entanto, líderes como Marcelo Bisogno e Luci Duartes, ainda que respeitosamente, discordam sobre ter ou não obrigatoriamente cabeça de chapa ao Piratini. Ele não abre mão; ela aceita discutir. Ah, parece que ambos apoiam Paulo Burmann à Cãmara dos Deputados. Parece.

SUI GENERIS

Fruto da fusão do DEM com o PSL, o União Brasil (UB) vive situação sui generis em Santa Maria. A parte demista majoritariamente bolsonarista aderiu ao PL e vai de mala e cuia apoiar a candidatura de Onyx Lorenzoni ao Palácio Piratini. Já ao UB se somaram pesselistas ilustres como o vice-prefeito Rodrigo Decimo e ex-PTBs como Jair Binotto e ex-pepistas como Cida Brizola, que concorre pelo UB à Assembleia.

SUI GENERIS II

O interessante é que, apoiador de Onyx e Bolsonaro de cruz na testa, um ex-demista está apenas cartorialmente no União Brasil. No caso, o vereador Manoel Badke, que se mandará no rumo do PL assim que a Justiça der o ok. Até lá, terá de conviver com Decimo, Binotto e Cida, entre outros, todos engajados na campanha de Eduardo Leite, do PSDB, que conta com o apoio oficial do UB no Rio Grande.

PARA FECHAR!

Que se diga: foi uma surpresa. Sim, ao contrário do que se imaginava, nem todo mundo queria deixar a Câmara de Vereadores fechada durante um turno inteiro ao longo dos três meses de campanha eleitoral. Pelo menos sete edis imaginavam ser possível conciliar busca de voto com a C asa “do povo” aberta. Não é nada, não é nada, mas houve um terço de parlamentares discordantes. Saúde-se!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após dois anos, abertura da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto reúne grande público em São João do Polêsine Anterior

Após dois anos, abertura da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto reúne grande público em São João do Polêsine

Jaqueline Silveira: governador e secretária da Saúde estarão em Santa Maria para anúncios no Regional e Casa de Saúde Próximo

Jaqueline Silveira: governador e secretária da Saúde estarão em Santa Maria para anúncios no Regional e Casa de Saúde

Geral